Beto Brant e Marçal Aquino – Literatura e Cinema – Jogo de Ideias (2003)

Vídeo

O cineasta Beto Brant e o escritor Marçal Aquino debatem sobre as ligações entre cinema e literatura e comentam a parceria estabelecida desde o primeiro longa de Brant, Os Matadores, com roteiro adaptado de um conto homônimo de Aquino, e prosseguida em trabalhos como Ação entre Amigos e O Invasor. “Meu ponto de saída é a literatura, para Beto não; ele enxerga o filme na literatura”, diz Marçal.

No primeiro bloco, além de comentar esses trabalhos, abordam as diferenças e especificidades da construção do enredo, dos personagens e de situações em linguagens diferentes, em especial nas adaptações literárias. “O roteiro é o ponto de partida”, comenta Brant.

Entrevista ao jornalista Claudiney Ferreira, no programa Jogo de Ideias, gravado em outubro de 2003, no Itaú Cultural.

Bloco 2

O cineasta Beto Brant e o escritor Marçal Aquino debatem sobre as ligações entre cinema e literatura e comentam a parceria estabelecida desde o primeiro longa de Brant, Os Matadores, com roteiro adaptado de um conto homônimo de Aquino, e prosseguida em trabalhos como Ação entre Amigos e O Invasor.

No segundo bloco, Brant e Aquino falam do processo de construção do filme O Invasor, que começou como livro, foi interrompido, transformado em roteiro, e só então finalizado como romance. Comentam também sobre a questão dos diálogos num filme, a improvisação e a direção de atores.

Entrevista ao jornalista Claudiney Ferreira, no programa Jogo de Ideias, gravado em outubro de 2003, no Itaú Cultural.