CONHEÇA O OBSERVATÓRIO

Observatório

O Observatório Itaú Cultural foi criado em 2006 com foco na gestão, na economia e nas políticas culturais. O programa visa estudar e debater esses temas, estimular a reflexão sobre eles em seus vários aspectos e analisar os indicadores nacionais.

O Observatório realiza seminários, encontros e palestras entre especialistas de todo o mundo; apoia e estimula a produção de estudos acadêmicos voltados para temas relacionados à gestão cultural, por meio do Rumos Pesquisa; possui uma linha editorial responsável pela publicação de livros e da Revista Observatório, disponível gratuitamente para consulta e download aqui no site; promove pesquisas; e organiza informações sobre o campo cultural.

Desde 2009, o programa realiza um curso de especialização em gestão cultural em parceria com a Cátedra Unesco de Políticas Culturais, a Cooperação da Universidade de Girona, Espanha, e com o apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). O curso é gratuito, tem duração de um ano letivo e se estrutura por meio de aulas presenciais e virtuais.

 

Explore o Observatório:

Publicações: Acesse a versão em PDF da Revista Observatório e de diversos livros e artigos.

Vídeos: Assista ao registro de palestras e seminários promovidos pelo Observatório Itaú Cultural.

Rumos Pesquisa: Entenda como funciona o apoio a trabalhos acadêmicos sobre gestão cultural e conheça os selecionados na última edição e suas produções.

Links e indicações: Explore as pesquisas quantitativas e qualitativas produzidas no Brasil e saiba mais sobre os cursos de pós-graduação de temas relacionados à gestão cultural no país e sobre outros observatórios de cultura ao redor do mundo.

Glossário: Consulte o dicionário de conceitos relacionados à cultura, especialmente encomendado pelo Observatório.

Análises: Examine as análises produzidas pelos pesquisadores do programa.

Se estiver em São Paulo, você também pode buscar informações sobre publicações relacionadas à gestão, à economia e às políticas culturais disponíveis na Biblioteca/Videoteca do Itaú Cultural. Veja os títulos disponíveis aqui.